terça-feira, 29 de novembro de 2011

A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar...

Os últimos dias não tem sido fáceis. Conversando com um amigo, notei que paradoxalmente estamos flutuando e afundando ao mesmo tempo. Coração perdido em algum lugar entre Brasil e Haiti, lágrimas não tem sido pouco freqüentes.
A verdade é: não vejo que aquela experiência acabou, e sim que ela marca apenas o começo de uma nova fase em nossa jornada. A partir de agora, eu conheço uma pontinha da dor de Deus. Não conseguirei mais ficar inerte diante dela.
Lembro-me de quando ouvimos que o Haiti para nós ia ganhar cheiros, sabores, rostos. E isso de fato aconteceu. Pensando no Haiti (e ah, como tenho pensado!), lembro-me do cheiro de mar, do sabor da água (muito) clorada, e de vários rostos, mas de um em particular: da Clotille.
A minha amiga Ester escreveu sobre a experiência em seu blog

"E um rosto, em particular, ficou gravado a fogo em nosso coração – o rosto de uma menina, de menos de 10 anos de idade. À primeira vista, ela era facilmente confundida com um menino, era necessário um segundo olhar para notar que era uma menina. E ela estava muito faminta, parecia fazer dias que não comia nada. Então o Senhor tocou o coração de algumas mulheres da equipe para que cuidassem dela. E foi o que fizemos – nós a alimentamos, e então lhe demos um banho, roupas novas, uma fita no cabelo –, o tempo todo lhe dizendo como ela era a princesa do Rei (ainda que ela não pudesse compreender nossas palavras). Dias depois nós fomos visitar essa menina em sua casa, levando mais alguns presentes... (é a menina da foto, com blusinha cinza...) "

Toda vez que me lembro de Clotille, lágrimas me vêm aos olhos. Não só por ela, mas também por todas as crianças órfãs que conhecemos, por uma razão: NÃO ERA PRA SER ASSIM! Sinto nojo desse mundo cruel que priva crianças, tão frágeis, de terem o mais necessário para seu crescimento. Toda noite, antes de dormir, penso: quem vai dar nela um beijo de boa noite? Cadê o papai que será para ela a imagem física do amor de Deus? Cadê a mamãe que vai ensiná-la a ser mulher? E não raramente, lágrimas escorrem torrencialmente de meu rosto.
Mas, ao mesmo tempo, as lágrimas são de alegria e paixão. Mesmo em um mundo podre, torpe e cruel, nós servimos a um Deus que diz, individualmente, à Clotille, Claudia, Michelangela, aos demais 500 mil órfãos no Haiti, às 100 mil pessoas de idade entre 9 e 19 anos traficadas a cada ano na América Latina e a todos os cidadãos desse mundo caído:


15 Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama 

e não ter compaixão do filho que gerou? 

 Embora ela possa se esquecer, 

eu não me esquecerei de você!

16 Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos!
Isaías 49

Obrigada, Amado da minh'alma, por ser esse Deus que não se esquece de nós, ainda que nossos pais se esqueçam! 



Menina prostituta no Nepal. Para mim, uma das mais intensas imagens da dor de Deus. Qualquer um que a olhe nos olhos dessa menina sente o coração sangrar. Deus, principalmente. Porém, Ele não se esqueceu dela!

"Ó, que tu possas compreender a profundidade deste mistério e aprender os segredos da conduta de Deus, revelados às criancinhas, mas ocultos aos sábios e grandes deste mundo, que se consideram os conselheiros do Senhor, e capazes de investigar Seus métodos, e supõem que obtiveram essa divina sabedoria, oculta aos olhos de todos aqueles que vivem em si mesmos e estão envoltos em suas próprias obras. Quem, por um vivo engenho e elevadas faculdades, sobe ao Céu e pensa compreender a altura, profundidade e largura de Deus?"          Madame Guyon





Um comentário:

Jade Mendes disse...

Minha querida, a sua devoção a Deus e à Palavra Dele me motivam a fazer cada vez mais a obra !
Tenha certeza que estarei orando pela sua vida para que Deus continue andando contigo e para que continue te capacitando a levar o Seu amor e a Sua palavra a essas pessoas !
A sua coragem em pregar o evangelho pelo mundo e o amor que você demonstra em fazer isso me comove no fundo da minha alma! Espero um dia fazer tanto quanto você faz hoje pelo próximo ao leva-los a Cristo, fonte de vida em abundância!
A Bíblia diz em Romanos 13.7 "dai honra a quem tem honra". E você minha querida irmã em Cristo merece honra por estar trabalhando com tanta devoção na obra de Cristo !
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com você hoje e sempre. Amém.